Dentro das tatuagens mais populares, as tatuagens tribais tem lugar de honra no alto do podio, poucas vezes compartido. Mas como o próprio nome desta tatuagem indica, é um estilo de tatuagem bastante antigo, das diferentes tribos do mundo. Pelo qual, o correto é dizer que
nos tempos de hoje as tatuagens tribais têm se “renovado”, como novos códigos que foram adaptados à nova estética.
As tatuagens trbais,
na sua origem, designavam coisas bem diferentes às que representam hoje: antes designavam um status, uma clase social, um setor, um papel. Hoje estas tatuagens transformaram-se num arte popular; a pessoa que carrega uma tatuagem tribal não tem porque estar associada a nenhuma condição, senão que a finalidade da maioria destas tatuagens é meramente estética.
Já não é mais um sÃmbolo de pertenencia exclusiva.Esta mudança supós uma perda do significado da tatuagem, mais parecido a algo meramente decorativo do que simbólico. Mas
falemos dos diferente stipos de tatuagens tribais, mais especificamente das quatro mais populares, para diferenciá-las e ver esse significado do qual eu falava.
Tribais Celtas:
As tatuagens tribais celtas são das mais populares entre os tribais. Seu desenho consiste em varios nós ou fitas sem um ponto de começo ou final determinado. Associam-se justamente por isso ao ciclo de nascimento e morte, de não existir nem um principio nem um final. Estes tribais podem sugerir formas animais, mas sempre com lineas antrelaçadas muito carateristicas.
Tribais Maories:Os Maoris da Nova Zelânia usavam estes desenhos para designar prestigio e orgulho, além da passagem de um status social a outro.os desenhos são curvos mas mais geométricos (predominam as figuras triangulares e espirais).
Tribais Norteamericanos:As tribos da América do Norte também denotavam posições sociais nas suas tatuagens, tatuando diferentes armas nas suas peles, assim como deuses e simbolos. Podem-se distinguir as formas com maior nitidez (cÃrculos, triângulos, lÃneas em sig-sag).
Tribais de Bornéu:O conceito do arte de tatuar é bem diferente nas tribos de Bornéu. Eles procuravam aproveitar a energia dos espiritos tatuando-se as suas imagens ou criaturas que eles representavam.
Não consigo acreditar que nas tribos onde estes tipos de tatuagens surgiram tenha-se perdido a sua verdadeira essência; mas sim posso acreditar que quando alguem extranho a elas escolhe fazer uma destas tatuagens tribais não pensa realmente no seu significado, sua essência, e que as escolhe unicamente por questões estéticas, ou talvez por modismo… mas,
o importante é escolher uma tatuagem com a qual possamos nos sentir confortáveis, e esse é um conceito bastante subjetivo, e que acredito não debe ser profundamente discutido, em questões de gostos, cada um faz sua escolha