Dentro das tatuagens mais populares, as tatuagens tribais tem lugar de honra no alto do podio, poucas vezes compartido. Mas como o prĂ³prio nome desta tatuagem indica, Ă© um estilo de tatuagem bastante antigo, das diferentes tribos do mundo. Pelo qual, o correto Ă© dizer que nos tempos de hoje as tatuagens tribais tĂªm se “renovado”, como novos cĂ³digos que foram adaptados Ă  nova estĂ©tica.
As tatuagens trbais, na sua origem, designavam coisas bem diferentes Ă s que representam hoje: antes designavam um status, uma clase social, um setor, um papel. Hoje estas tatuagens transformaram-se num arte popular; a pessoa que carrega uma tatuagem tribal nĂ£o tem porque estar associada a nenhuma condiĂ§Ă£o, senĂ£o que a finalidade da maioria destas tatuagens Ă© meramente estĂ©tica. JĂ¡ nĂ£o Ă© mais um sĂ­mbolo de pertenencia exclusiva.
Esta mudança supĂ³s uma perda do significado da tatuagem, mais parecido a algo meramente decorativo do que simbĂ³lico. Mas falemos dos diferente stipos de tatuagens tribais, mais especificamente das quatro mais populares, para diferenciĂ¡-las e ver esse significado do qual eu falava.
Tribais Celtas:


As tatuagens tribais celtas sĂ£o das mais populares entre os tribais. Seu desenho consiste em varios nĂ³s ou fitas sem um ponto de começo ou final determinado. Associam-se justamente por isso ao ciclo de nascimento e morte, de nĂ£o existir nem um principio nem um final. Estes tribais podem sugerir formas animais, mas sempre com lineas antrelaçadas muito carateristicas.
Tribais Maories:
tatuagem tribal
Os Maoris da Nova ZelĂ¢nia usavam estes desenhos para designar prestigio e orgulho, alĂ©m da passagem de um status social a outro.os desenhos sĂ£o curvos mas mais geomĂ©tricos (predominam as figuras triangulares e espirais).
Tribais Norteamericanos:
tatuagem tribal
As tribos da AmĂ©rica do Norte tambĂ©m denotavam posições sociais nas suas tatuagens, tatuando diferentes armas nas suas peles, assim como deuses e simbolos. Podem-se distinguir as formas com maior nitidez (cĂ­rculos, triĂ¢ngulos, lĂ­neas em sig-sag).
Tribais de Bornéu:
tatuagem tribal
O conceito do arte de tatuar é bem diferente nas tribos de Bornéu. Eles procuravam aproveitar a energia dos espiritos tatuando-se as suas imagens ou criaturas que eles representavam.
















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































NĂ£o consigo acreditar que nas tribos onde estes tipos de tatuagens surgiram tenha-se perdido a sua verdadeira essĂªncia; mas sim posso acreditar que quando alguem extranho a elas escolhe fazer uma destas tatuagens tribais nĂ£o pensa realmente no seu significado, sua essĂªncia, e que as escolhe unicamente por questões estĂ©ticas, ou talvez por modismo… mas, o importante Ă© escolher uma tatuagem com a qual possamos nos sentir confortĂ¡veis, e esse Ă© um conceito bastante subjetivo, e que acredito nĂ£o debe ser profundamente discutido, em questões de gostos, cada um faz sua escolhaTipos de tatuagens tribais, um arte renovadoTipos de tatuagens tribais, um arte renovadoTipos de tatuagens tribais, um arte renovadoTipos de tatuagens tribais, um arte renovadoTipos de tatuagens tribais, um arte renovado