Segundo a tradição dos marinheiros, tatuar-se um porco no pé esquerdo e um peru no direito salvará ao marinheiro do afogamento, já que como nenhum destes animais sabe nadar, irão levar o homem em questão até a praia. As tatuagens de porco são, em verdade, bastante antigas e mais populares do que muitos acreditam.
Se bem é verdade de que poucas pessoas tatuam porquinhos pelos mesmos motivos que os antigos marinheiros, sua popularidade continua no tempo. Seu significado atual tem a ver com a mistura entre o sagrado e o profano. Para muitas culturas eles foram animais sagrados, enquanto para outras eles eram a representação das baixas paixões (luxúria, preguiça, gula...). Inclusive, temos aqueles para os quais os porcos representam a fertilidade e eram oferecidos como sacrifício para determinados deuses.
Além disso, nos dias de hoje, os porcos representam às pessoas divertidas, desencanadas, que sabem aproveitar os prazeres da vida. E, segundo o calendário chinês, existe a galera que nasce no ano do porco, e alguns deles aproveitam para tatuar este animal e representar o seu signo, representando suas caraterísticas.
E é claro que podemos encontrar significados encontrados. Por exemplo, os amantes do bacon e do presunto (junto com todos os alimentos que temos graças aos porcos) tatuam o animalzinho para provar seu amor pela comida, enquanto os vegetarianos vão logo fazendo tatuagens de porcos (e/ou outros animais) para provar o seu amor pelos seres vivos.